terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ensaios e Teorias "Amelísticas"


Quem ja assistiu o filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulain) e gostou, tambem vai gostar desse ensaio, quem nunca assitiu, eu recomendo.

O filme frances, na minha opiniao, é uma obra que mostra de uma forma encantadora e numa bela narrativa que a vida esta nos pequenos detalhes, nos pequenos prazeres que nos fazem bem. Ele ainda faz criticas as pessoas que vivem de forma automatica, onde a vida vira uma rotina e um costume, sem nos proporcionar prazeres e emocoes; o filme mostra muito bem esse tema naparte em que Amelie invade a casa de um homem que nao gosta e muda pequenas coisas de lugar, como a pasta de dente, a fechadura da porta, o relogio, etc, e isso o deixa louco!

O filme tambem faz criticas as pessoas que deixam de aproveitar a vida, que confundem o valor das coisas e perde aquilo que lhes poderiam dar prazer e felicidade dedicando suas vidas a coisas que nao têm tanto valor. Como por exemplo um pai que deixa de se preocupar com a filha e prefere cuidar, com mais cuidado e atencao, de um anao de jardim.

O que mais chama a atencao e mais encanta no filme é as pequenas caracteristicas dos personagens, pequenas manias que proporcionam grandes prazeres a eles. O filme mostra que ações como enfiar a mao num saco de cereais, jogar pedras no rio de forma com que elas "pinguem", estourar saco plastico bolha, colecionar fotos achadas nas ruas podem nos proporcionar mais prazer que qualquer outra coisa!

Quem nao tem um pequeno prazer, como comer chocolate bem devagar pro chocolate derreter nos dedos e depois lamber, andar descalço no chão gelado, sentir o cheiro do café antes de tomá-lo, de ouvir o som que faz um carro que passa numa rua de paralelepípedos, de chupar doritos como se fosse bala ate acabar o sabor, de fazer bolhinha de sabão, de sentir cheiro de livro novo, de descascar a laranja sem quebrar a casca, de deixar o sorvete ficar bem derretido e só depois tomá-lo, de rasgar papel com a mão, de beber água depois de escovar os dentes ou tomar sorvete, de rabiscar enquanto fala ao telefone, de antecipar o que as pessoas tentam falar e não consegue, e ouvir quando elas dizem: "iiissssoooo!É, isso mesmo", de imaginar o que passa pela cabeca das outras pessoas, de andar no shopping e só pisar nos pisos pretos ou eh zigue-zague, de ficar procurando formas nas nuvens, de assoprar dente-de-leao, de fechar um pouco os olhos para ver os objetos fora de foco, de sentir aquela fumaça gelada que sai quando abrimos u frezzer, de criar dialogos que gostaria de ter com outras pessoas.

Enfim, quem nao tem esses pequenos prazeres?! E o que seria de nos sem eles?! Acredito que esses mininos detalhes dão um toque especial em nossas vidas e temos que saber aproveita-los da melhor maneira possivel!!!! A magia de nossas vidas estao nesses pequenos prazeres, entao viva cada simples momento que lhe proporciona prazer!!!!!

5 comentários:

Unknown disse...

Poooooxa acabei ficando com vontade de assistir esse filme TT-TT huahuahuahu nham tenho outra mania que nom tah na lista que eh lamber o plástico da embalagem de danone, aquele logo qdo vc abre e fica um pouco na tampaaaa, ihaihhaiah XD
Abraços!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain!
Muito bom esse filme!!!

Digamos que o nosso conceito de Valor se altera. Crescemos interiormente! Por que? Porque aprendemos que a Graça da vida se faz em cada detalhe do nosso dia-a-dia! Sentir a importância de cada instante é essencial, afinal, são esses instantes que formam a vida exclusiva de cada um de nós.

Bom é isso...
Assistam esse filme porque você passa a ver a vida com outros olhos! Aprende que a felicidade pode estar mais próxima do que imagina...e que na maioria das vezes somos tão ignorantes a ponto de achar que a vida é uma tristeza!

Sejaa Feliiz da sua maneira! :D


Parabéns pelo texto Léo!
Beeeeijo! =]

Unknown disse...

Confesso que é a primeira vez que venho aqui pra ler alguma coisa, mas você me perdoa, né? Espero que essa seja uma coisa que aconteça com mais freqüência, porque eu gostei do que li. =D

Amélie é lindo! Eu adoro aquelas cenas do começo do filme quando ela é pequenininha. Adoro quando ela vai na casa do cara e troca as coisas de lugar. Mas o que diabos é descascar a laranja sem quebrar a casca?

Enfim... eu adorei também todas as pequenas coisas que você escreveu. Algumas eu nunca tinha parado pra pensar o quanto é gostoso mesmo!

Beijos da sua prima que adora... apertar a sua orelha. ;-)

Renan Piva disse...

Belo texto.
Nos faz refletir sobre os valores da vida.
A pressa(urbana) que a gente tem que enfrentar todo dia simplesmente apaga esses humildes prazeres que nos rodeiam.
É claro que um adulto possui suas responsabilidades,mas não por isso deveria fazer de sua vida um ciclo com período de 24h.
Mais um filme a ser assistido.

Parabéns pelo post cara. =]

Abraços.