No inicio era o verbo, e o verbo era Deus...
Quem me conhece sabe que eu uso o verbo pra justificar o que sinto, e por isso volto aqui, depois de MUITO tempo, pra tentar expressar o que sinto e "aliviar" um pouco a dor em meu coraçao.
Nao sei nem o que falar, é dificil traduzir o que meu coraçao diz, nem eu mesmo intendo... É dificil pensar que apos tantos anos, algo que parecia imortal chega perto da morte! Há tempos que tudo parece tao bonito, tao perfeito, e nós achamos que ira durar para sempre, mas isso é uma doce ilusao!!!
Parece que a historia da minha vida é da epoca do Romantismo, onde os poemas eram semre iguais, chatos. Sempre há a pessoa amada, que nós idealizamos, que aos nossos olhos ela é tudo, é perfeita, mas que esse amor nunca é correspondido!! É essa a situaçao que me encontro. Até o que parecia ser o mais belo amor, o imortal, o perfeito se ve em pedaços...
... e com o tempo todo aquele amor vai esfarelando, até virar areia e o vento levar pra longe, espalhando todos os pedaços, e tornando impossivel que eles se encontrem novamente.
No mundo existe 6.587.066.500 de pessoas, algumas estao rindo nesse moomento, outras chorando. Algumas brincando, outras dançando, algumas sofrendo. Ha pessoas beijando, abracando, dormindo, sonhando. Ha umas que nao conseguem dormir, outras que estao sofrendo de amor, algumas de saudades.Ha pessoas brincando com amigos, ha pessoas brigando com amigos, enfim, ha 6.587.066.500 pessoas e tem momentos que a gnt soh precisa de UMA pessoa pra nos fazer esquecer todos os problemas, todas as dores, todas as magoas e pensar somente em alegrias, felicidade!!
Eu tinha essa pessoa do meu lado, ela me ajudava, me apoiava, eu tambem a ajudava, mas chega uma hora que o seu apoio some e voce se ve sozinho, caindo, rezando pra que alguem te socorra antes que o chão chegue. Vejo o chão se aproximar cada vez mais, e daqui a pouco irei bater de cara.
espero que o chao seja de borracha...
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Ensaios e Teorias sobre Isabella
O caso da garota que havia pouco menos de 6 anos de idade e foi assassinada abalou o Brasil. Se ligarmos a televisão em um telejornal, ou pegarmos jornais e revista, com certeza veremos o caso Isabella como notícia principal.
Toda essa exploração da mídia sobre esse caso está criando uma certa indignação na população brasileira. O povo, com tanta revolta, ofende e até agride os suspeitos do assassinato. Lembrando que tal ofensas e agressões também são atos de violência!
Lembro de um fato recente onde uma mulher adotava crianças para torturar. Foi encontrada uma garota ainda nova amarrada na varanda, com as unhas arrancadas por alicate e od dedos quebrados nas quinas da porta. Essa garota era alimentada com fezes de cachorro e espancada todos os dias. Hoje ela precisa de tratamento psicologico. um gesto claro de barbárie, que na minha opinião é muito mais doloroso fisicamente e psicologicamente que o caso de Isabella, mas hoje esse caso foi esquecido.
Tmabém me lembro do caso de uma criança que foi arrastada do lado de fora de um carro em movimento, presa em um cinto de segurança. Na época houve muitos protestos, mas a violência não diminuiu, como podemos ver no caso da Isabella, e a população ja esqueceu dessa garota que coi arrastada.
O fato é que todos os dias há crimes tão violentos quanto o de Isabella, masesse só faz tanto sucesso por causa de jornais sensacionalistas que usam um jornalismo conotativo (envolvendo sentimento) para ter audiência, e com isso acaba influenciando a população [mas esse não é o tema de meu ensaio].
O que é mais irônico é que as pessoas que vão protestar contra o casal acusado de assassinar Isabella estão lá para protestar contra a violência, mas elas protestam usando violência! Os próprios protestantes vâo contra seus ideais!!!
Amanhã esse caso será esquecido, os protestantes irão para seus lares e cruzarão seus braços diante da situaçao e continuará ocorrendo crimes tão violentos quanto esse, e aparecerão novos protestantes que se consideram moralistas e que no final acabarão cruzando os braços. É um ciclo vicioso.
Não podemos ficar de braços cruzados diante do que nos incomoda. A violência existe no Mundo inteiro e não é por causa de um caso ou outro que iremos protestar, temos que ter dignidade e moral sempre! Sim, devemos brigar por nossos ideais, mas com dignidade e respeito, nunca usando a violência! Nao cruze os braços, passe sua idéia adiante, seja ela em forma de texto, ou poesia, ou musica. Faça a sua arte, pois ninguem poderá fazê-la por voce!
Leonardo Tadashi Nakasone de Paula
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Ensaios e Teorias "Amelísticas"
Quem ja assistiu o filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulain) e gostou, tambem vai gostar desse ensaio, quem nunca assitiu, eu recomendo.
O filme frances, na minha opiniao, é uma obra que mostra de uma forma encantadora e numa bela narrativa que a vida esta nos pequenos detalhes, nos pequenos prazeres que nos fazem bem. Ele ainda faz criticas as pessoas que vivem de forma automatica, onde a vida vira uma rotina e um costume, sem nos proporcionar prazeres e emocoes; o filme mostra muito bem esse tema naparte em que Amelie invade a casa de um homem que nao gosta e muda pequenas coisas de lugar, como a pasta de dente, a fechadura da porta, o relogio, etc, e isso o deixa louco!
O filme tambem faz criticas as pessoas que deixam de aproveitar a vida, que confundem o valor das coisas e perde aquilo que lhes poderiam dar prazer e felicidade dedicando suas vidas a coisas que nao têm tanto valor. Como por exemplo um pai que deixa de se preocupar com a filha e prefere cuidar, com mais cuidado e atencao, de um anao de jardim.
O que mais chama a atencao e mais encanta no filme é as pequenas caracteristicas dos personagens, pequenas manias que proporcionam grandes prazeres a eles. O filme mostra que ações como enfiar a mao num saco de cereais, jogar pedras no rio de forma com que elas "pinguem", estourar saco plastico bolha, colecionar fotos achadas nas ruas podem nos proporcionar mais prazer que qualquer outra coisa!
Quem nao tem um pequeno prazer, como comer chocolate bem devagar pro chocolate derreter nos dedos e depois lamber, andar descalço no chão gelado, sentir o cheiro do café antes de tomá-lo, de ouvir o som que faz um carro que passa numa rua de paralelepípedos, de chupar doritos como se fosse bala ate acabar o sabor, de fazer bolhinha de sabão, de sentir cheiro de livro novo, de descascar a laranja sem quebrar a casca, de deixar o sorvete ficar bem derretido e só depois tomá-lo, de rasgar papel com a mão, de beber água depois de escovar os dentes ou tomar sorvete, de rabiscar enquanto fala ao telefone, de antecipar o que as pessoas tentam falar e não consegue, e ouvir quando elas dizem: "iiissssoooo!É, isso mesmo", de imaginar o que passa pela cabeca das outras pessoas, de andar no shopping e só pisar nos pisos pretos ou eh zigue-zague, de ficar procurando formas nas nuvens, de assoprar dente-de-leao, de fechar um pouco os olhos para ver os objetos fora de foco, de sentir aquela fumaça gelada que sai quando abrimos u frezzer, de criar dialogos que gostaria de ter com outras pessoas.
Enfim, quem nao tem esses pequenos prazeres?! E o que seria de nos sem eles?! Acredito que esses mininos detalhes dão um toque especial em nossas vidas e temos que saber aproveita-los da melhor maneira possivel!!!! A magia de nossas vidas estao nesses pequenos prazeres, entao viva cada simples momento que lhe proporciona prazer!!!!!
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Ensaios e Teorias sobre Pena de Morte
A pena de morte vem sendo um assunto muito discutido no Brasil, nessa teoria vou expor a minha opiniao sobre tal assunto.
Acredito que tal popularidade desse assunto surgiu no Brasil devido a grande violencia que o país vive. Essa discussao toda comecou por causa daquele garotinho que foi arrantado por um carro e a continuacao voces ja sabem...
Das resposta que ja ouvi, a grande maioria disse que é a favor da pena de morte, e argumentavam dizendo que se uma pessoa mata a outra de forma cruel, ela deve receber uma punicao na mesmo moeda.
Eu, particularmente sempre fui contra a pena de morte, e defendo a minha ideia com todas as minhas forcas e argumentos. Sempre que digo que sou contra a pena de morte alguem me pergunta: "e se fosse com um parente seu??" pois eu respondo que se fosse um parente meu assassinado, com certeza ficaria muito bravo, triste e revoltado, poderia ate pensar na possibilidade de ver o assassino morto, mas nesses casos a razao deve prevalecer e não podemos nos rebaixar a tal ponto!!
Nao digo só em moral, mas por cidadania, por pensar no coletivo, por entender o que é uma nação. Se cada um que mata alguem é assassinado, a ignorancia irá crescer demasiadamente!! Iremos voltar para a epoca do "olho por olho, dente por dente", e na minha opiniao essa é a maior prova de ignorancia!!
Ninguem tem o direito de tirar a vida do outro, nem mesmo se ele cometeu um crime bárbaro, se demos esse poder ao Governo, ele irá "brincar" de Deus, irá ter a vida das pessoas em suas maos, escolhendo quem deve viver e quem deve morrer. Se erramos, devemos sim ser punidos, mas nao termos a nossa vida tirada de nos!! Imagina como seria se tal ignorancia, tal violencia aumentasse dessa maneira, seria uma barbárie!
Essa historia de pagar com a mesmo moeda é a maior ignorancia que ja ouvi, se alguem cometeu um erro, nao devemos cometer o mesmo!!! O maximo que podemos fazer é lamentar e erguer as mangas e lutar para que isso nao aconteca mais!!
Nao deve haver pena de morte, e sim resguarda de morte!!!
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Ensaios e Teorias sobre Magia
Onde está a verdadeira Magia da Vida?? Cade aqueles momentos magicos que fazem com que a nossa vida tenha um valor, tenha um motivo de existir, tenha um brilho infinito?? Esse ensaio será as minhas idéias e concepções sobre o que realmente tem valor nas nossas vidas.
Sempre fui uma pessoa muito alegre, que gosta de rir e de fazer os outros rirem, que coloca a amizade e o amor acima de qualquer outro sentimento. Pretendo transmitir aqui a minha forma de pensar e de encarar a vida, com a intenção de ajudá-los a viver de maneira mais gratificante e prazeirosa!
Existe várias formas de encarar a vida, alguns a enxergam de forma obscura, sem emoções e sem aventuras, uma vida vazia. Normalmente são esses os que vivem atras de poder e fama. Tambem há aqueles que encaram a vida de forma religiosa, e para eles a Magia da vida está nas suas crenças. Vou expor a minha idéia de vida e o que é a Magia para mim.
Ao invés de procurar dinheiro, fama, poder, prefiro procurar algo que realmente me da prazer e felicidade. Estou falando de amigos, de sorriso, de familia, de namorada (o), de amor!! Acredito que encontramos a Magia de nossa vidas em pequenos [ou ate mesmo minusculos] gestos que nos deixam felizes!!!! É esses gestos que dão sentido para a nossa vida, me refiro à um abraço amigavel, uma palavra sincera, um sorriso verdadeiro, uma compania agradavel!!!
Vejo muitas pessoas que passam a vida inteira trabalhando, não que o trabalho seja ruim, pelo contrario, é algo muito prazerozo que enriquece nossa alma, mas nao devemos pensar unica e exclusivamente em trabalho!!
Tambem tem aqueles que dedicam toda a sua vida aos estudos, acredito que os estudos sao extremamente importantes para nossa vida, mas não podemos perder "aqueles" momentos que citei acima, pois sao eles quem dao um brilho a nossas vidas!!!!
Digo que devemos estudar, devemos trabalhar, mas nao colocar os estudos ou o trabalho acima de tudo, pois a essencia da vida esta em pequenos gestos que nos deixam feliz, que nos proporcionam prazer!!!!
PS: pessoalmente nao gostei desse ensaio, pois muitas pessoas vao pensar "tudo isso é obvio!", mas tem pessoas que nao pensam assim!! Escolhi o tema MAGIA para comecar o ano bem, mas prefiro falar sobre temas do cotidiano em que as pessoas tem opinioes opostas das que julgo o certo procrarei temas melhores!!
Leonardo Tadashi Nakasone de Paula
Assinar:
Postagens (Atom)