sábado, 24 de novembro de 2007

Ensaios e Teorias sobre Relatividade


Como adoro física e tambem filosofia, resolvi escrever esse ensaio baseado numa teoria da física que me chama muito a atençao. Acredito que todos ja ouviram falar dessa lei, mas poucos a entendem

Como o titulo ja diz, vou falar sobre a Teoria da Relatividade. Essa teoria na verdade é a união de duas outras teorias, a Teoria da Relatividade Restrita (ou especial) e a Teoria da Relatividade Geral, ambas publicadas pelo grande físico Albert Einstein.

O que Einstein fez na Teoria da Relatividade Especial foi relacionar os conceitos de espaço com o tempo, chegando a uma variedade com 4 dimensões, as 3 espaciais estudada na geometria e a dimensão temporal. Por que "especial"?!? Ele demonimou essa Teoria de "especial" porque ela não usava os principios gravitacionais, eles eram ignorados. Mais pra frente ele publicou a Teoria da Relatividade Geral, onde não se desprezava a gravidade.

Enfim, decidi falar sobre essa teoria porque ela me faz pensar muito sobre a vida. A Teoria da Relavitidade relaciona espaço com o tempo, ou seja, elas sao proporcionais. Como assim? Um exemplo: se um carro corre a uma certa velocidade em um determinado tempo, ele contem uma certa massa; mas se ele corre com uma velocidade muito maior, logo ele percorrerá o mesmo espaco em um tempo menor [obvio] porem terá sua massa rezudida, nem que seja em fraçao milimétrica. Parece estranho né, quando aceleramos um carro, ele não diminui de tamanho, mas se fosse uma velocidade extremamente altao tamanho iria se reduzir, nem que fosse muito pouco. Isso acontece devido a varios fatores externos, um deles e o mais facil de se compreender é o atrito.

Um outro exemplo, um pouco diferente porem mais facil de compreender porque acredito que todos ja passaram por isso. Quandos estamos fazendo algo muito chato, que nao nos agrada de maneira alguma não temos a impressao de que o tempo não passa?! E quando fazemos algo que estamos nos divertindo, que nos agrada, parece que o tempo passa voando!!!

Mas vamos passar para o nosso cotidiano. Sera que a relatividade se aplica ao nosso dia-a-dia?? Acredito que sim. Se Einstein relacionou espaço x tempo, porque não podemos relacionar outras coisas como "felicidade x amigos", ou "amor x identificação", ou ate "amor x amizade", ou entao " trsiteza x fracasso"?!?!

Vamos pensar um pouco sobre essa nova "teoria da relatividade". Na paragrafo anterior relacionei felicidade com amigos, se elas estao relacionadas, entao a felicidade só existe se voce tem amigos, e sem amigos não ha felicidade. Ou entao quanto mais amigos voce possui, mais feliz voce é, e quanto menos amigos, menos feliz.

Tambem relacionei amor com identificaçao, e essa relação pe verdadeira pois ja passei por experiencias que as comprovam. Nós só amamos aquela pessoa que nos identificamos, que nos damos bem, e quanto mais nos identificamos com ela, mais a amamos. Muitos podem concordar com idéias romanticas, mas aredito que a realidade é essa.

Relacionei amor com amizade, e novamente tenho experiencia de vida para falar sobre essa relação. Se uma pessoa é sua amiga, logo voce é feliz; mas se ela é sua amiga, isso acontece porque voce se identifica com ela, entao se voce se identifica com ela, voce é feliz!!!

Uma outra relacao que fiz foi tristeza com fracasso, esse é meio obvio. Quando fracassamos, ficamos tristes, e quando não ha fracassos, não ha tristeza.

Finalmente, essa é minha opiniao sobre a vida, claro que há muitas outras relações que não citei, mas a vida é assim, todos os sentimentos e todas as nossas ações estão relacionadas a algum outro sentimento ou ação. Ou seja, todo sentimento que sentimos ou toda ação que tomamos influencia em outro sentimento ou ação, tudo esta indiretamente relacionado, tudo que fazemos influencia em outra coisa ou outra pessoa, isso é inevitavel, ai entramos em outra teoria física que quem sabe não falo futuramente, a Teoria do Caos.


Leonardo Tadashi Nakasone de Paula

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Ensaios e teorias sobre Ditos populares


São Paulo, 08 de outubro de 2007


"Em terra de cego, quem tem um olho é rei"


Eu criei esse blog para expor meus pensamentos e filosofias, porém terei que citar religião e politica (mas não vou expor minhas idéias) pois esses assuntos estão relacionado com esse dito popular.

Será que em terra de cegos, aquele que ve mais que os outros é considerado rei? Não é isso que a historia tem nos mostrado.

Por exemplo, Jesus Cristo (pra quem acredita em sua existência), na historia cristã, ele foi condenado a morrer na cruz, pois via a realidade de maneira diferente, viu coisas que ninguem era capaz de ver.

Pra quem não acredita na historia de Jesus, há varios outros exemplos que contradizem esse ditopopular. Giordano Bruno (1548-1600) foi um filosofo e físico italiano, ele foi seguidor do sistema heliocêntrico proposto por Nicolau Copernico, onde o Sol era o centro do Universo,ou seja, era contra a idéia teocentrica proposta pela Igreja, e por ser contra a Igreja foi morto na fogueira pela Santa Inquisição.

Depois de Giordano Bruno, veiu Galileu Galilei (1564-1642), ele tambem apoiava o heliocentrismo e alem disso ele desenvolveu o pensamento cientifico moderno. Um nome importante para a física que tambem seria morto na fogueira, porem sua pena foi reduzida ja que tinha influencia na Inquisição.

Como podem observar, a história mostra que esse dito é só uma ilusão onde aquele que pensa e enxerga mais longe que o outro se destaca, mais a realidade não é essa. Na verdade, o ser humano tende a se acomodar e não está apto à mudanãs e pos isso reprime aquele que tem uma visão avançada. Esses físicos e filosofos que citei acima tinha teorias plausiveis i bons argumentos para defender a sua teoria, porem a Igreja e a sociedade o reprimiram. Reprimiram por quê? Porque tinham medo da verdade?! Porque estavam acomodados e não queriam mudanças?!


"Os opostos se atraem"


Esse dito é muito usado no cotidiano das pessoas, embora seja fundamentado pela física. Se esse dito for analisado físicamente, ele é considerado correto pois os polos norte e sul ou positivo e negativo (opostos) se atraem se for analisado pelo eletromagnetismo.

A matemática já possui uma outra visão desse dito. Na matemática, os opostos se cancelam (um exemplo simples x+2-2=4, cancelando os opostos "2" e "-2", temos x=4).

A maioria das pessoas usam esse dito no dia-a-dia e acham que está correto, eu já acredito que está errado. Eu penso que os seres humanos não sabem conviver e respeitar as diferenças. O preconceito é um exemplo de que muitas pessoas não aceitam as diferenças, guerras ideologicas ou religiosas são outros exemplos.

Na maioria das vezes esse dito é usado por pessoas apaixonadas, elas afirmam que nos apaixonamos pelo nosso oposto. Uma mera ilusão ou idéia romantista criada e imposta a nós. Se um casal tem idéias diferentes sobre muitos assuntos, eles irão se desentender o tempo todo e as brigas serão constantes, o namoro naum terá futuro.

Acredito que para um relacionamento dar certo, as pessoas que se relacionam devem viver em harmonia e concordarem nos pensamentos. Sempre terá idéias diferentes pois ninguem é idêntico ao outro, mas se houver harmonia e algumas idéias em comum, tudo se resolve e o relacionamento fluirá.


leonardo Tadashi Nakasone de Paula

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Ensaios e teorias sobre Amizade II




Sao Paulo, 24 de setembro de 2007




Escrevo essa teoria com alguém em meu pensamento. Não preciso citar o nome ams se você se identificar com ela e pensar que é você, pode perguntar e responderei se é você ou não.


Talvez eu escreva coisas parecidas coma outra teoria sobre amizade, é porque sinto o mesmo que senti naquele dia.


O que sinto? Muitas coisas,mas a mais cruel delas é a falta de reciprocidade em uma amizade. Tenho uma grande dúvida na minha mente, pois as vezes a pessoa que considero minha melhor amiga não demonstra o mesmo por mim, as vezes ela diz que me ama e as vezes é indiferente, as vezes ela me faz sentir bem e as vezes me faz sentir mal, as vezes parece gostar de estar ao meu lado e as vezes parece odiar.


Essa dúvida é terrivel, pois não sei ao certo o que ela sente de mim. E essa dúvida corrói, machuca muito, nos destrói por dentro. Essa dúvida nos deixa "mais frágil que porcelana".


Só tenho uma certeza em minha mente, a certeza de que a amo mais que tudo, de que ela é infinitamente especial e essencial na minha vida. Esse amor pela minha amiga é tão grande que tem horas que me perco em meus pensamentos e meu desejo vai além da amizade. QUandu retomo a consciência, vejo que meus pensamentos foram longe demais.


Eu a amo, simplesmente. Não consigo medir o tamanho desse amor pois é infinito e não consigo descrever esse amor pois é exclusivo. Queria saber se ela também me ama, pois se ela sentisse por mim o mesmo que sinto por ela, tudo seria PERFEITO!


Bastaria dizer, realmente e sinceramente, uma única frase, não sendo mentira: Amigo eu te... amo!! Kaso fosse verdade, amaria ser correspondido e não, morreria, infeliz ja que, naquele certo momento, eu fui amado por quem mais amo.




LEonardo Tadashi Nakasone de Paula

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Ensaios e teorias sobre TEORIAS


São Paulo, 04 de setembro de 2007

Vinha com esse blog escrevendo meus pensamentos e teorias, mas agora tudo perdeu o sentido. Meu Mundo desabou sobre minha cabeça, caiu com tanta força que não sei se aguento a dor...
Tenho vivido dias dificeis, não é facil passar pelo que eu passei!!! Vi sonhos se tornarem "ilusões", vi sentimentos aquecerem tanto que evaporaram, enfim, não esta sendo facil!!!!
Sabe quando uma criança vive uma ilusão e um dia descobre que aquilo não existia!?!? "-Mamãe cade o Papai Noel?? -Filho, Papai Noel não existe..." É uma situaçao um pouco parecida. A gente começa a ver os contos de fadas e acreditar naquele amor puro, eterno, verdadeiro, e quando nos damos conta, eh tudo apenas um "conto".
Estou com muitas duvidas na minha mente, me faço muitas perguntas e não axo as respostas! Será que tudo isso vale a pena? Será que existe Papai Noel? Será que existe fadas? Será que existe AMOR? A verdade é que deixei de acreditar em tudo que dava um sabor especial a vida.
A vida me ensinou muitas coisas, a mais importante delas é que, quando avançamos, coisas ficam para tras, isso é inevitavel. Ja deixei muita coisa pra trás na qual me arrependo e tambem já fui deixado pra trás, pena que aprendi isso muito tarde...
Sei que aquele que ler esse texto vai axar bem depressivo, mas quero que mesmo assim não faça das minhas palavras as suas, pois o que estou sentindo agora e expondo aqui é muito pessoal. Não quero desanimar ninguem, pelo contrario, quero que todos sejam felizes, que todos tenham sonhos (mesmo que seja apenas um sonho), que todos acreditem nos contos de fadas, no principe encantado ou no sapatinho de cristal, que todos acreditem e almejem um final feliz...
Leonardo Tadashi de Paula

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Ensaios e teorias sobre amizade


Iria falar sobre ditos populares mas resolvi escrever sobre esse assunto pois sinto que o momento é o mais adequado para essa teoria.
A amizade, a primeira vista, é algo muito simples. Chamamos de "amigo" aquele que nós amamos e confiamos, e ponto final. Mas se analizarmos é algo muito complexo. Nao sei se vou conseguir expressar meus pensamentos em palavras.
Amigos sao raros, especias. Temos que pensar muito antes de chamar uma pessoa de amigo. Atualmente as pessoas estao confundindo "colega" com "amigo".
Acredito que o significado da palavra "amizade" se perdeu. Uma pessoa chama a outra de "amigo" sem amar e confiar nela verdadeiramente, o que pode acabar trazendo muitas magoas.

a.mi.za.de sf. Sentimento fiel de afeição; estima ou ternuraentre pessoas que em geral não são parentes nem amantes; apreço.
a.pre.ço (ê) sm. 1. Valor em que se tem algo. 2. V. consideração (2).
a.mi.go adj. 1.que é ligado a outrem por laços de amizade. 2. V. amigável. sm. 3. Homem amigo(1). 4. Companheiro; protetor.
a.mi.gá.vel adj2g. Próprio de amigos; amigo, amistoso
*definição do dicionario Aurélio

Não sei muito bem o que falar, é complicado. A amizade é baseada em amor e confiança. É triste quando amamos demais um amigo e não sentimos um retorno.
Amizades triunfantes são raras, pois para uma amizade triunfar deve haver reciprocidade. A amizade é tão pra que pode machucar facilmente. Realmente machuca se não ha reciprocidade na amizade, deve haver amor, confiança e carinho de ambas as partes.
Não sei direito, mas acredito que a amizade machuca muito quandu uma pessoa ama demais o seu amigo mas não se sente amado; quando uma pessoa confia plenamente ems eu amigo, mas seu amigo não confia em você ou quando você tem um carinho enorme pelo seu amigo, mas ele não é carinhoso com você.
Quando passamos por essa situação, a seguinte pergunta vem na nossa cabeça: "será que ele me considera um amigo de verdade?". Quando essa pergunta surge na nossa cabeça, pode ter certeza de que já estamos nos sentindo mal, pois é horrivel duvidar do sentimento de uma pessoa.
O amor se amigo é um sentimento tão belo e puro, que os sentimentos da pessoa amada nos interfere diretamente. Quando o nosso amigo que tanto amamos se sente mal, nós tambem nos sentimos afinal ficamos preocupados e desejamos a felicidade do nosso amigo. Essa é a beleza da amizade, a forte ligação que existe entre verdadeiros amigos.
Escrevo essa teoria para os meus verdadeiros amigos e amigas. Já me questionei várias vezes: "será que ele me considera um amigo de verdade?". Aqueles que são meus amigos de verdade não dúvidas sobre o que sente por mim. Obrigado aos meus amigos e amigas por me amarem e confiarem em mim; tambem amo, confio e tenho um carinho enorme por todos que chamo de "amigo". Se você me chama de amigo mas é da boca-pra-fora, fico triste por vocês mas desejo toda a felicidade do mundo!

Leonardo Tadashi de Paula

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Ensaios e teorias sobre valores


Qual o valor de tudo que esta ao seu redor? Tenho minha teoria sobre esse assunto e acredito que todos têm idéias diferentes. Apesar da adversidade de idéias, na situação atual do Mundo, a grande maioria das pessoas procuram poder e relacionam o poder a bens materiais.
A ganância domina o ser humano. O desejo por poder aumenta cada vez mais e o individualismo é imenso... BOOOMMMM!!!!!! Esse é o som do poder.
Um exemplo disso é os Estados Unidos. A maior potência mundial usando da força para roubar petróleo, matou muitos inocentes, destruiu muitas familias e aniquilou muitos sonhos. Tudo isso porque queria mais poder do que ja possui.
Sim, o poder é muito bom, todos nós queremos ser ricos e poderosos, inclusive eu. Mas lhe pergunto, caro leitor: vale a pena inferiorizar outros seres humanos para alcançar o poder? Uma questão para se pensar.
Tenho certeza que a maioria deu a mesma resposta muito rapidamente, "não vale a pena", eu também dei essa resposta. Mas pense melhor, nunca inferiorizou alguém por ela ter menor poder? Eu mesmo já inferiorizei outras pessoas quando disse "coitado daquele mendigo", ou "como ele é feio" ou então "sou melhor que ele". A grande maioria ja pensou coisas parecidas, é natural e imposto a nós esses pensamentos. Me arrependeo de certas palavras que ja pronunciei.
Estudo em uma escola particular e me sinto deslocado, pois estou no meio de muitos ricos. Vejo ricos que se sentem superiores e tratam mal até mesmo os professores. Os professores são ricos em conhecimento, mas uma pessoa que tem muito dinheiro e nenhum conhecimento se julga superior.
A minha escola ofereçe ótimas condições aos alunos, mas ja vi gente destruindo carteiras, lousas, cortinas, telões e computadores e dizendo "foda-se (desculpe o termo, mas é assim que eles dizem...), meu pai paga mesmo". Ou seja, ele não tem poder mas por ser filho de alguem rico, axa que são poderosos.
Encontro também muitos ricos que são humildes e sabem respeitar as pessoas e os objetos, um sinal de que ainda há esperança.
O meu pensamento sobre tudo isso é que o poder não esta nas coisas materiais. O bem material é muito bom e todos nós desejamos, porém que seja conseguido de forma digna e que saibamos respeitar aqueles que infelizmente não tiveram a oportunidade de alcança-los, afinal não sabemos se eles são ricos em outros aspectos.
Sendo rico ou não, ago essencial é que tenhamos respeito e humildade sempre. O conhecimento e a cultura são primordiais.
Talvez eu não sou digno de secrever essa teoria pois ja cometi varios erros sobre esse assunto, mas estou mudando meu comportamento e passando adiante a minha teoria.
Reflitam bastante sobre essa teoria, sejam auto-criticos, julgem suas atitudes antes de agir e cuida para não magoar outros seres humanos. Leve uma vida em plena harmonia.

Leonardo Tadashi de Paula

No proximo ensaio falarei sobre ditos populares.