terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ensaios e Teorias sobre Amor



Venho tirar a poeira do meu blog devido as circunstancias. Sempre que sinto necessidade de me expressar, desabafar, eu venho aqui, e por isso estou voltando. Ocorreram coisas que me fizeram pensar sobre o assunto desse ensaio, e que escrever aqui pode me animar um pouco.

Qual é o verdadeiro sentido da palavra "amor"??? Essa pergunta é bem abstrata, pois cada um define de uma forma diferente. Ja venho falando sobre esse assunto algumas vezes, e eu mesmo mudei de opiniao no decorrer desse tempo. Entao vou tentar mostrar como penso atualmente.

Antes de tudo, quero classificar as diferentes formas de amar, entao la vai:
-Há o amor que sentimos pela nossa familia, por parentes. Esse amor é inexplicavel e ja nascemos com ele em nosso coracao. Acredito que todos o sentem pelos seus pais, irmaos, primos, tios, etc. Nao é sobre esse amor que vou falar nesse ensaio.
-Há o amor que sentimos pela pessoa do sexo oposto (as vezes nao) onde desejamos estar ao lado da pessoa, namorar com ela e viver o resto da vida ao seu lado, entao ela deve nos fazer feliz e nos agradar ao maximo. Esse amor se mistura com paixao, e costuma atingir muita gente, pois ele pode iludir muito facil!!
-Enfim, o amor que vou falar nesse ensaio. Um amor diferente do primeiro pois nao nascemos com ele em nosso coracao; e tambem diferente do segundo pois nao pensamos na nossa felicidade. Estou falando do amor que sentimos pelos nossos amigos, um amor que surge de repente no nosso coracao, por algum motivo inesplicavel, e que nos faz pensar primeiramente na felicidade da pessoa amada, e nos deixamos em segundo plano.

Sou uma pessoa que tenho muitas amigas, e sei como é esse terceiro tipo de amor. Tenho amigas que estao sempre ao meu lado, independente do que aconteca, e sao elas que me mantem sempre no caminho certo. As vezes faco coisas erradas e elas se preocupam comigo, me ajudam, me dao bronca. É pra isso que serve os amigos de verdade, e nesse aspecto estou muito bem! Mas o problema surge quando o segundo tipo de amor entra na historia, e com ele o ciumes. Dai pra frente, é só confusao.

Quando ha ciumes, tudo fica dificil, complicado! Nao ha fronteiras entre as formas de amar!!!! Por que é tao dificil pra uma pessoa entender que somos apenas amigos?! Por que é tao dificil entender que o nosso amor é diferente, é algo amigavel?!?!? Por que é tao dificil aceitar que sua namorada tem amigos que a amam?!!?!?

É tao simples de entender, Bia namora Joao e é amiga de Lucas. A amizade de Bia e Lucas vem de muitos anos, antes mesmo dela comecar a namorar. De repente Bia e Joao comecam a namorar e tudo muda entre Bia e Lucas, afinal Joao tem ciumes de Lucas e deseja que eles fiquem afastados, deixando pra tras toda aquela bela amizade que eles tinham!! Mas é justo essa amizade tao linda e pura acabar por causa de ciumes?!!?!?

Mas como eu disse, o amor que sentimos por nossa amiga é diferente de tudo. Mesmo que Joao quer que Lucas e Bia se afastem, nada vai fazer com que o amor que Lucas sente por Bia acabe, pois esse amor é especial!!!!!!!!!

Sabe qual foi o final dessa historia?! Lucas, por amar tanto Bia, e sabendo que ela amava muito o Joao, resolveu por um fim em sua amizade com Bia, pois assim Bia e Joao parariam de brigar por um ciumes bobo. Lucas foi capaz de abrir mao de sua maior amizade, da pessoa mais importante pra ele, aquela que estava sempre ao seu lado nos bons e maus momentos, aquela que ria com ele e se fosse preciso chorava tambem. Lucas perdeu sua melhor amiga para que ela pudesse ser feliz ao lado de seu namorado ciumento.

FINAL FELIZ?!!? Acho que nao!!! Nao sei se existe final feliz em contos de fadas. Sim, conto de fadas, pois a amizade de Bia e Lucas era algo tao belo que nem mesmo o mais bonito conto de fadas era capaz de extressar, e hoje essa amizade nao existe mais!!! existe apenas um... FIM


Leonardo Tadashi Nakasone de Paula

6 comentários:

. disse...

'Há o amor que sentimos pela pessoa do sexo oposto (as vezes nao)...' ---> obrigado pela parte que me toca, RS.


Argh, odeio esse tipo de ciumes. Tipos que sou e sempre fui ciumento ao extremo. E muitas vezes isso acontece comigo sim. Nessas situações, porém, eu sempre penço várias vezes antes de dizer qualquer coisa e sempre acabo tomando a sábia decisão de não fazer nada. Porque, convenhamos, ciúmes são chatos demais e podem atrapalhar qualquer relacionamento se eles não forem controlados.

Gostei do raciocínio.


P.S: você é o Lucas, o João, ou a Bia?

Leonardo Tadashi Nakasone de Paula disse...

Iuri, pensei justamente em voce nessa parte!! xD

Que bom que voce gostou do meu raciocinio!!
E obrigado por visitar o meu blog, mesmo fazendo um bom tempo que nao visito o seu!!

Quem eu sou nessa historia?! Eu usei nomes ficticios pra nao ficar muito agressivo, mas da pra discubrir, sempre ha mensagens nas entrelinhas!! ^^

Abraco!

Anônimo disse...

Definitivamente, esse ciúmes bobo e infantil é extremamente complicado pq a pessoa se vê totalmente dividida. Mas se eu tenho alguma ctz na minha vida é d q meus amigos são insubstituíveis msm. Conquistei alguns aí pela vida... Pdm ser mts ou poucos, mas eu digo q são OS MELHORES! Pq eles sim sabem melhor do q ngm como tomar conta do meu sorris e isso ngm pd mudar!!!

Gostei do post!
xD

Vinicius Colares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinicius Colares disse...

teorizar sobre o amor é um exercicio infinito, novos estudos de casos surgem a cada segundo, pq esse sentimento é diferente em cada pessoa.....
ótima reflexão a sua....

Pablo disse...

É interessante saber que alguns sentimentos complexos não nos são únicos e que situações inacreditaveis, não nos pertencem apenas...

Eu vi algo identico...pena que eu estava do lugar errado, se é que tem algum lugar correto para a situação.